Contratar pessoas é um grande desafio há muito tempo, principalmente agora com o acesso as informações de forma muito rápida em que nos conectamos com o mundo através de um simples celular.
Além disso, ainda existe a questão da diversidade no ambiente corporativo, onde é possível ter um público desde a geração baby boomer a geração alpha. O maior desafio aqui é entender como trabalhar com essa diversidade e ter bons resultados tanto para a empresa como para o colaborador.
Além de tudo isso, ainda temos o trabalho home office, que ajuda muito em alguns setores, mas que também traz vários desafios o processo de contratação até o processo de gestão pela distância.
Existe um outro fator que é muito importante nesse processo: o quanto contratar errado impacta para a empresa. Aqui falamos desde o impacto financeiro e de tempo dispendido para contratação e treinamentos (ações possíveis de serem mesuradas) até o impacto que isso causa em relação aos clientes e a sua marca empregadora (esse é bem mais complicado de mensurar num curto espaço de tempo e pode causar estragos bem significativos).
Diante do cenário acima, ainda existe a questão que nem sempre nos preparamos para o processo seletivo. Muitos empresários vão se debruçar sobre esse processo quando já não existe outra alternativa e diante disso, o fator urgência se sobrepõe sobre a real necessidade.
Mas existe luz no fim do túnel e é possível usar os dados acima como facilitador para o seu processo seletivo, e as palavras de “ordem” aqui são planejamento e esforço para encontrar o profissional certo para a vaga certa. Vamos lá?
1 . Entenda a sua cultura organizacional
É mandatório entender quem é a sua empresa, como ela se comporta frente aos desafios e principalmente para onde ela quer seguir. É preciso ressaltar aqui, que cultura é construída pelas pessoas. No momento de uma nova contratação vale a reflexão: quero manter o mesmo ambiente que tenho ou quero iniciar um processo de mudança? Vale lembrar, que você empresário é o principal guardião da sua cultura, então, se ela não está da forma que você gostaria, o inicio da mudança começa em você.
2. Defina corretamente o perfil do profissional
Este é o momento do planejamento real. Aqui é necessário pensar em coisas como: o que é necessário mudar na área? . Quais são os desafios que esse profissional terá? Quais são os comportamentos que o candidato(a) precisa mostrar frente a esses desafios? O que se espera frente aos conflitos? Quais são os resultados numéricos que é necessário ser entregue.
Aqui vale uma grande reflexão: vou contratar pelo comportamento ou pelo técnico?
Muitos empresários tende a ir para o técnico. Com certeza esse cenário é mais fácil de ser mensurado através de certificados e provas. Mas e o comportamental? Não é por ele que se demite os colaboradores?
Na definição do perfil o equilíbrio entre os dois: técnico e comportamental é o que fará a diferença entre sucesso e fracasso.
3. Defina o tipo de contratação que fará
Atualmente é possível ter diferentes tipos de contratações dentro de uma mesma empresa. Ter o profissional contratado como: estagiário, aprendiz, CLT , PJ, Temporário etc.
Entender esses modelos te ajudará inclusive a definir o perfil do profissional a ser contratado, o local onde será divulgado a vaga, os cuidados que precisará ter na gestão do contratado de forma burocrática para não colocar a sua empresa em risco.
Muitos empresários por desconhecimento sofrem penalizações jurídicas, financeiras e de tempo por desconhecer essas modalidades.
4. Prepare-se
Definido os critérios acima, chegou a hora de agir e o primeiro passo é saber onde vai divulgar a sua vaga.
Existem vários sites de recrutamento e seleção gratuito, como Catho, Infojobs, Trabalha Brasil, entre outros.
Após a divulgação da vaga, é necessário triar os currículos. Nesse momento ter foco e atenção é fundamental, pois você pode selecionar ou descartar o futuro da sua empresa.
Outro ponto relevante é que muitos candidatos formulam de forma errada o currículo, colocando mais ou menos informação que não permitem que façamos a avaliação de forma correta. Então, uma grande dica é: seja flexível nesse processo, você não está contratando o papel e sim e pessoa, lembrando que papel aceita tudo.
Se organize para convidar os candidatos para o seu processo seletivo. Dependendo da vaga, existe muita oferta no mercado, então, no que a sua empresa se diferencia das demais? Não é só sobre ser, mas parecer também. Então, em sua comunicação (escrita ou falada) coloque o máximo de informação que puder para não perder tempo na hora da entrevista.
Organize o local que fará a entrevista (se for presencial) ou o espaço on-line (como conexão de internet, ambiente, etc.). Com esses detalhes, a empresa demonstra com o quanto está preocupada com o candidato e com o seu bem estar. Sim, detalhes farão a diferença nesse momento e usar o conceito de empatia cai muito bem: se coloque no lugar do candidato, você gostaria de trabalhar no ambiente que a entrevista aconteceu?
Reserve tempo para isso e se organize para não ser interrompido, afinal o momento da entrevista é crucial para o seu sucesso ou fracasso.
5. A entrevista
Esse é o grande momento do show. É aqui que você venderá a sua empresa para o candidato e entenderá se ele tem o perfil necessário para a sua vaga.
Mas precisamos retroceder um passo aqui. Antes de iniciar a entrevista você precisa estudar o currículo do candidato. Sim, estudar para no momento da entrevista não perguntar exatamente o que está no currículo.
Ao se deparar com o candidato é muito importante deixar um clima agradável com o candidato. Ele e possivelmente você já estão nervosos com a situação. Levar a entrevista com leveza fará com que o candidato se mostre da forma que realmente é, com pontos positivos e de melhoria sendo apresentado de forma clara e evitando surpresas futuras para ambos.
6. Aplique uma avaliação comportamental
Conhecer o comportamento do profissional é imprescindível para o sucesso da sua contratação. É claro, que se conduzir bem a entrevista é possível perceber alguns indícios, mas a avaliação comportamental te ajudará a ter certeza. A partir daí é entender se no momento você conseguirá trabalhar e desenvolver os pontos apresentados pelo candidato.
Existem vários inventários comportamentais que podem te ajudar nessa etapa. O mais conhecido atualmente é o DISC.
Você não precisa ser psicólogo para fazer a aplicação de inventários comportamentais, mas é necessário entender a sua correção. Neste momento é indicado que o RH da sua empresa seja preparado para tal ou que contrate uma empresa para fazer a avaliação de forma correta.
7. Tenha um parceiro nesse processo
Acredito que já tenha percebido que fazer um processo seletivo correto demande tempo e energia. E muitas vezes esses fatores são bem concorridos quando falamos de pequenos empresários.
Outro fator também é o entendimento de todo o processo. Muitas duvidas surgirão no caminho e a pergunta é: com quem tirá-las? E com isso o resultado pode ser questionável, te causando além de prejuízos (dinheiro, tempo e imagem corporativa), decepções pelo caminho.
Diante disso, existem empresas especializadas no processo de recrutamento e seleção que podem te auxiliar nesse processo. Ela ficará responsável por todo o processo operacional e o empresário fará a parte mais importante, entender se o candidato tem o feet cultural com a empresa, se tem a mesma energia que a empresa busca.
Nós da Apprimore, podemos te ajudar nesse processo. Vamos conversar?