Selecionar a pessoa errada pode acarretar problemas futuros, por isso é preciso ter cuidado na avaliação das habilidades e competências, além do perfil comportamental de cada candidato.
A boa notícia é que sim, é possível tornar o processo de contratação da sua empresa mais otimizado. No texto de hoje vamos te dar algumas dicas sobre isso, além de enfatizar a importância de investir na melhoria dessa etapa tão importante da gestão empresarial.
Não há como encontrar os melhores profissionais para atuarem nas equipes internas sem um processo seletivo bem coordenado. Ou seja, não tem como fugir de um processo de contratação mais criterioso.
O lado bom é que todo o esforço vale muito a pena.
Ao encontrar aquele talento ideal para sua empresa, com as habilidades e competências que seu negócio precisa e com o fit cultural de encaixe perfeito, dificilmente você terá problemas com turnover e improdutividade.
Portanto, é essencial estruturar o processo de contratação de forma estratégica, visando conquistar um resultado de qualidade e em menor tempo.
Melhorar o processo de contratação não só evita um desgaste físico e mental, como também economiza o tempo gasto para selecionar um bom profissional.
Otimizar significa obter o melhor resultado em menos tempo. Mas então, como fazer isso?
Confira as dicas úteis que separamos para você:
1 – Tenha definido um perfil de profissional para sua empresa
Uma primeira dica para otimizar o processo de contratação é elaborar um perfil de profissional que se adeque ao da empresa.
Isso significa pensar detalhadamente sobre um perfil com competências relacionadas a conhecimentos, habilidades, hábitos, atitudes, entre outros aspectos que sejam necessários para uma admissão mais proveitosa para o negócio.
Ao delimitar os requisitos técnicos necessários para o exercício das funções da vaga e avaliar as competências desejáveis, a empresa criará um guia para o recrutamento e seleção.
Outro aspecto a ser pensado é o da cultura organizacional. O engajamento com a cultura é essencial para o alinhamento de profissionais com o negócio e também é um fator que diz muito sobre o quanto o colaborador se sentirá confortável dentro do seu ambiente de trabalho.
2 – Estude cada tipo de contratação
No Brasil existem diversos modelos de contratação, como CLT, PRESTADOR DE SERVIÇOS (PJ), TEMPORÁRIO, ESTAGIÁRIO, APRENDIZ , ENTRE OUTROS.
Cada uma dessas modalidades requer documentação específica, assim como impostos e normas diferentes, que precisam ser analisadas com cuidado para que a empresa esteja em conformidade com a lei.
Ao definir qual dos tipos é ideal para a vaga que fará contratação, estude bem sobre as obrigações da sua empresa nessa jornada.
Além de confirmar se realmente aquele modelo pode ser mais vantajoso, isso evita atrasos na finalização no processo ou problemas burocráticos no futuro.
3 – Prepare-se enquanto avaliador
A capacitação do recrutador cumpre papel importante para melhorar o processo de admissão. Isso porque sua postura e boa condução contribuem para o desempenho dos entrevistados, a coleta das informações necessárias e o controle da seleção como um todo.
O estabelecimento de um bom rapport, por exemplo, depende da atuação do avaliador. Quando feito adequadamente, possibilita um ambiente agradável, estimula as pessoas a falarem mais e evita um possível clima de interrogatório.
Durante a preparação, também é preciso atentar-se a cada profissional, estudando previamente seu currículo e analisando todos os seus dados. Quanto mais o recrutador souber antes do primeiro contato com o candidato, mais fácil será guiar o diálogo e distinguir os aspectos centrais que devem ser investigados.
Visando objetividade, o avaliador também pode se antecipar montando ou memorizando roteiros de entrevistas estruturadas. Esse planejamento é fundamental, porque serve como garantia de que os candidatos passarão por processos semelhantes e, portanto, será uma contratação justa.
4 – Aplique uma avaliação comportamental
A avaliação comportamental é imprescindível para todas as vagas, mas principalmente para aquelas que exigem competências como liderança, criatividade, assertividade e trabalho em equipe. Então, no processo de contratação não é diferente.
Além disso, em algumas situações, as empresas não devem agir diretamente com a intenção de alterar valores pessoais. Portanto, empregar colaboradores com princípios já compatíveis aos da organização é o mais aconselhado.
A avaliação comportamental pode ser realizada por meio de entrevistas dirigidas por psicólogos, testes comportamentais, como DISC ( que é um dos mais famosos) onde se consegue ter uma interpretação dos dados de forma mais simples. Recomenda-se que ela seja aplicada por especialistas em conduta, como é o caso de psicólogos.
Ainda nesta etapa, é primordial ressaltar que as estratégias de RH estão valorizando cada vez mais a construção de times com perfis variados, algo que deve ser considerado na seleção. Afinal, a diversidade possibilita a multiplicidade de ideias diferentes e, consequentemente, a maior efetividade do serviço.
5 – Contrate uma empresa especializada
Se você chegou até esse trecho do texto, com certeza já se convenceu de que otimizar um processo de contratação não é fácil, pois exige muito trabalho e até investimento em ferramentas tecnológicas.
Muitas dúvidas podem surgir durante essa adaptação, e se sua empresa não conta com um especialista no assunto, as coisas podem acabar não saindo como o esperado.
Pensando nisso, existem empresas no mercado que são voltadas especialmente para atuar na consultoria de todo o processo de contratação, fazendo as escolhas certas e alcançando uma alta performance.
Desde a definição do perfil ideal de candidato para a empresa até o cumprimento das obrigações legislativas, a consultoria poderá oferecer o melhor suporte e estratégias de inovação mais recentes no mercado atual.
Organizar as contratações pode parecer uma tarefa árdua, mas com os recursos certos, é possível otimizar o processo e garantir que as melhores pessoas sejam contratadas para o seu negócio. Com o nosso serviço de recrutamento e seleção, você pode selecionar os candidatos com base em suas habilidades e experiência, além de acompanhar todo o processo de contratação, desde a seleção até a assinatura do contrato.